Complexo Energético Fundão – Santa Clara

O Complexo Energético Fundão Santa Clara, é o primeiro do país a cumprir com todos os requisitos de sustentabilidade ambiental e respeito à população local, utilizando a mais moderna técnica de engenharia em construções de hidrelétricas, aliada à prática da qualidade e de sustentabilidade ambiental em suas ações.

tipo do projeto

Energia Renovável

Bioma

Mata Atlântica

LOCAL

Foz do Jordão – Paraná, Brasil

PADRÃO

VCS

Fundão Santa Clara
Fundão Santa Clara
Fundão Santa Clara

Objetivos Globais

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

O Complexo Energético Fundão – Santa Clara tem como premissa atingir esses 6 objetivos.

Indicadores

kg de CO2eq

265.585.000

evitados
(*CO2 equivalente é a soma dos gases do efeito estufa, em uma única unidade de medida)

árvores plantadas

1.593.510

(árvores plantadas e acompanhadas por 2-3 anos ou o equivalente de CO2 em árvores preservadas)

pessoas beneficiadas

600.000

CEFSC

Foz do Jordão – Paraná, Brasil

Complexo Energético Fundão – Santa Clara 

O Complexo Energético Fundão Santa Clara está localizado na região sudoeste do Paraná e dentro da Bacia do Iguaçu. É composto pelas usinas hidrelétricas de Santa Clara e Fundão, que juntas somam 240 MW de potência instalada e 135,4 MW médios de garantia física. O empreendimento conta ainda com duas PCHs: a PCH Santa Clara I, com potência de 3,4 MW, e a PCH Fundão I, com potência de 2,5 MW.

CEFSC é despachado de forma centralizada por meio do Operador Nacional do Sistema – ONS e se conecta ao sistema elétrico por meio de três linhas de transmissão de 138 kV: UHE Fundão – Subestação Canteiro de Segredo; UHE Santa Clara – Subestação Vila Carli e UHE Santa Clara – Guarapuava.

Detalhamento do Projeto

Complexo Energético Fundão Santa Clara

Está localizado na região sudoeste do Paraná e dentro da Bacia do Iguaçu. É composto pelas usinas hidrelétricas de Santa Clara, localizada no município de Pinhão, a 76 Km de Guarapuava, e Fundão, localizada no município de Foz do Jordão, distante 88 Km de Guarapuava. Juntas somam 240 MW de potência instalada e 135,4 MW médios de garantia física.

O empreendimento conta ainda com duas PCHs: a PCH Santa Clara I, com potência de 3,4 MW, e a PCH Fundão I, com potência de 2,5 MW. O CEFSC é despachado de forma centralizada por meio do Operador Nacional do Sistema – ONS e se conecta ao sistema elétrico por meio de três linhas de transmissão de 138 kV: UHE Fundão – Subestação.

A ELEJOR – Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A. é uma sociedade de propósito específico, criada para explorar o Complexo Energético Fundão Santa Clara, que opera com rígidos compromissos ambientais, promove grandes benefícios ecológicos, além de integrar diversos municípios e gerar renda.

Esse forte compromisso com a sustentabilidade faz da ELEJOR um exemplo de sucesso em empreendimentos de larga escala e de capital intensivo. Criada em 2001 pela Companhia Paranaense de Energia S.A. – COPEL – e pela Paineira Participações e Empreendimentos Ltda, a ELEJOR compõe o Sistema Interligado Nacional com cerca de 1.229 GWh/ano. Isso representa acesso à energia elétrica para aproximadamente 600 mil habitantes.

Ações globais para a redução dos gases de efeito estufa também estão entre os compromissos que a ELEJOR desenvolve desde a sua criação. Com um projeto de crédito de carbono, a empresa é hoje responsável pela redução de aproximadamente 330.000 tCO2/ano, o que corresponde à 17,5 milhões de árvores preservadas por ano.

A preocupação com o ambiente tem sido prioridade em toda a história da ELEJOR desde que o CEFSC era apenas projeto. Aliás, o Projeto Básico Ambiental sistematizou inúmeros estudos sobre o ambiente e o impacto produzido pelo empreendimento. Trinta e três programas ambientais foram desenvolvidos para mitigar, prevenir e compensar os danos causados pela construção. A ELEJOR estrutura suas ações em um Programa de Gestão Ambiental que integra pessoas para otimizar as operações com eficiência e resultados positivos para o ambiente.

A companhia construiu uma ponte sobre o Rio Jordão para permitir a ligação rodoviária entre os municípios de Candói e Foz do Jordão. Outras ações estão sendo discutidas para o desenvolvimento local e incluem a priorização da contratação de mão de obra da região.

A Elejor, como empresa de geração de energia limpa, atua, de forma consistente, na preservação do meio ambiente e envolve-se na busca e elaboração de políticas sólidas para o desenvolvimento sustentável da região em que está inserida e do país como um todo. Nesse contexto a empresa passou a atuar como emissora de Certificados de Emissão Reduzida (CER), conhecidos como Créditos de Carbono.

Hoje a empresa está habilitada a emitir Créditos de Carbono, condição que é certificada anualmente para garantir ao mercado as condições adequadas da emissão e um futuro mais limpo para as próximas gerações.

Em 19 de fevereiro de 2008, a ELEJOR aderiu ao PACTO GLOBAL das Nações Unidas em matéria de direitos humanos, direitos laborais, meio ambiente e anticorrupção. Desde então assumiu os compromissos de inserir na companhia os princípios universais promovidos pela ONU e de contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, apoiando publicamente a responsabilidade e transparência em suas ações, seus negócios e sua responsabilidade social e ambiental. Tornou-se , a propósito, referência em preservação ambiental.

Sua empresa tem interesse em investir no mercado de créditos de carbono?

iTrack Selo CO2 Neutro

© iTrack Brasil 2021 – Todos os direitos reservados.