Chui_Project8012

Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar e Chuí

A atividade do Projeto 8012 consiste na implantação e operação do Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar e Chuí, constituído por 16 novas instalações de geração de energia eólica (Chuí I, Chuí II, Chuí IV, Chuí V, Minuano I, Minuano II, Verace I, Verace II, Verace III, Verace IV, Verace V, Verace VI, Verace VII, Verace VIII, Verace IX e Verace X1), localizada em Santa Vitória do Municípios de Palmar e Chuí, no Rio Grande do Sul, Brasil. A atividade de projeto emprega 201 aerogeradores de eixo horizontal (modelo Gamesa G97), cada um com 2,0 MW (total nominalcapacidade: 402,0 MW).

categoria do projeto

Energy industry (renewable source)

Bioma

Pampa

Localização

Santa Vitória do Municípios de Palmar e Chuí, no Rio Grande do Sul

UNFCCC Logo

STANDARD

UNFCCC (CDM)

project 2569
project 2569
project 2569

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são o modelo para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos. Eles abordam os desafios globais que enfrentamos, incluindo pobreza, desigualdade, mudança climática, degradação ambiental, paz e justiça. O Projeto 2569 (Reflorestamento como Fonte Renovável de Insumos de Madeira para Uso Industrial no Brasil) tem como premissa alcançar esses 6 ODS.

SDGs

ODS's

O Projeto 8012 (Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar e Chuí) tem como premissa alcançar estes 5 ODS:

Objetivo 4: Educação de qualidade
Objetivo 7: Energia acessível e limpa
Objetivo 8: Trabalho decente e crescimento econômico
Objetivo 9: Indústria, inovação e infraestrutura
Objetivo 13: Ação contra a mudança global do clima

SDG7
SDG12
SDG8
SDG13
SDG9

Quantidade de Reduções

toneladas de CO2 equivalente por ano

Descrição das atividades propostas por esse projeto que segue as diretrizes do MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo)

Chui_Project8012

A energia eólica é definida como a energia cinética contida pelas massas de ar em movimento (vento). Seu uso na produção de eletricidade ocorre por meio da conversão da energia cinética translacional em energia cinética rotacional e, então, por meio da conversão da forma anterior de energia em eletricidade, por meio do emprego de turbinas eólicas ou aerogeradores5.

Os prós ambientais da geração de eletricidade baseada no vento incluem, reconhecidamente, a contribuição para redução de emissões atmosféricas (incluindo gases não GEE) por usinas termelétricas, menores demanda para a construção de novos reservatórios de grandes usinas hidrelétricas, e a redução da risco derivado da sazonalidade hidrológica, tendo em vista a já mencionada complementaridade de geração de energia eólica e hidrelétrica no Brasil5.

A atividade de projeto proposta consiste na implantação e operação do Parque Eólico Complexo Santa Vitória do Palmar e Chuí, constituído por 16 novas geração de energia eólica instalações (Chuí I, Chuí II, Chuí IV, Chuí V, Minuano I, Minuano II, Verace I, Verace II, Verace III, Verace IV, Verace V, Verace VI, Verace VII, Verace VIII, Verace IX e Verace X), localizada nos Municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A atividade de projeto empregará 201 aerogeradores de eixo horizontal (129 aerogeradores modelo Gamesa G97 nas instalações da Verace e 72 aerogeradores Gamesa 97 no Chuí e Minuano instalações), cada uma com 2,0 MW (capacidade nominal total: 402,0 MW).

O cálculo dos ERs é feito de acordo com a metodologia aplicada. Todos os dados não devem ser monitorados foram aplicados corretamente e os valores foram cruzados com dados disponíveis ou documentos de suporte e, portanto, são considerados precisos e conservador. Os valores para os parâmetros de monitoramento são plausíveis. A estimativa das reduções de emissões é considerada plausível e conservadora.

Cálculo de Reduções de Emissão de GEE

CO2NeutralStamp