

Projeto Bandeirantes de Gás para Energia
O Projeto Bandeirantes de Gás para Energia (BLFGE) tem como foco principal a coleta e processamento do biogás provenientes dos resíduos sólidos depositados em solo impermeabilizado para a posterior geração eletricidade em uma usina local. O BLFGE foi desenvolvido em resposta a uma questão ambiental urgente que representava um risco para a saúde da população local bem como impactava diretamente na mudança climática. Estima-se que o projeto evitará a liberação de mais de 7.400.000 toneladas de CO2 na atmosfera enquanto produz energia limpa, gerando fontes de receita adicionais, aumentando a consciência sobre as mudanças climáticas e aderência de fontes de energias renováveis na comunidade, além da importante criação de novos empregos.

tipo do projeto
Energia Renovável

Bioma
Mata Atlântica

LOCAL
São Paulo – SP, Brasil

PADRÃO
ONU



Objetivos Globais
A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.
O Projeto Bandeirantes de Gás para Energia tem como premissa promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.
Indicadores
kg de CO2eq
7.494.404
evitados
(*CO2 equivalente é a soma dos gases do efeito estufa, em uma única unidade de medida)
Geração de energia
170.000
(MWh por ano)
pessoas beneficiadas
400.000
(abastecidas com energia provenientes do BLFGE)

São Paulo – SP, Brasil
Projeto Bandeirantes de Gás para Energia
São Paulo, como muitas cidades ao redor do mundo, foi confrontada com um problema de gestão de resíduos sólidos: o aterro sanitário da cidade estava liberando metano, o potente gás de efeito estufa, na atmosfera. Em resposta, o Projeto Bandeirantes de Gás de Aterro Sanitário para Energia foi projetado para coletar gás de aterro para produzir biogás que é então usado para produzir eletricidade, e começou a operar em 2004. As emissões de GEE foram reduzidas desde então, e benefícios ambientais, sociais, de saúde e econômicos garantidos para a população local.
BLFGE é um exemplo de sucesso de mitigação do clima em um país em desenvolvimento.
Foi desenvolvido por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) em parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a empresa privada Biogás Energia Ambiental S / A. A receita derivada dos créditos do MDL fornece o cidade com os fundos necessários que são direcionados a outros projetos de desenvolvimento sustentável.
Detalhamento do Projeto
Projeto Bandeirantes de Gás para Energia
Esse Projeto (BLFGE) visa proporcionar uma solução ambiental, social e financeira para o lançamento de gás de aterro sanitário no meio ambiente, utilizando este gás metano produzido pelo aterro Bandeirantes para gerar eletricidade. Outro objetivo é vender Reduções certificadas de emissões (RCEs) de acordo com o Protocolo de Quioto gerando assim receita para o município.
O aterro Bandeirantes está localizado em região metropolitana de São Paulo e vale lembrar que os Paulistanos geram quase 15.000 toneladas de resíduos diariamente, metade desse lixo foi descartada em o aterro Bandeirantes, até 2007 quando o aterro sanitário ficou inativo.
Criado em 1979, os designers lideram com os gases residuais, recolhendo-os através de um sistema de ventilação passivo, esse processo era moroso e ineficiente no tratamento do metano. Para lidar com os perigos ambientais decorrentes das emissões de metano, a Biogás propôs o “Projeto de Gás de Aterro Sanitário Bandeirantes para Energia”, que gera energia renovável por meio de 24 motores com capacidade de 20 MW.
O aterro é operado pela Biogás, empresa privada concessionada pelo município de São Paulo por meio de licitação. Biogás é um empreendimento colaborativo holandês-brasileiro. O projeto Bandeirantes é a maior usina de recuperação de gás de aterro sanitário do mundo, com uma geração anual de 170.000 MWh. Desde que o aterro deixou de aceitar resíduos em abril de 2007, o local foi remediado, coberto e plantado com Relva. Os proprietários do local estimam que o aterro recebeu aproximadamente 35 milhões toneladas de material entre 1979 e 2007.
A estratégia inicial era a de extrair gás metano até 2018, quando então não haveria mais a produção de gás suficiente a partir dos resíduos orgânicos do local. Essa previsão foi baseada no rendimento do gás, que é monitorado continuamente para avaliar as taxas de fluxo futuras.
O biogás coletado é vendido como combustível para a Usina Termelétrica Bandeirantes, uma usina de energia limpa que iniciou suas operações em 2003. A eletricidade gerada com o biogás do projeto fornece energia suficiente para abastecer 400 mil habitantes.
O projeto BLFGE é o resultado de uma cooperação muito importante entre o público e setores privados em nível local. O projeto demonstrou como a ação conjunta de agentes especializados e engajados de diferentes setores podem criar iniciativas criativas para enfrentar os desafios comuns das cidades grandes.
Blog da iTrack Brasil
Sua empresa tem interesse em investir no mercado de créditos de carbono?


© iTrack Brasil 2021 – Todos os direitos reservados.