Forest Img1

Reflorestamento como Fonte Renovável de Insumos de Madeira para Uso Industrial no Brasil

O Projeto 2569 deverá resultar em diversos benefícios sociais e ambientais, conforme seu sólido Plano de Monitoramento. Conforme detalhado no Anexo 6 ​​deste DCP, a atividade de projeto contribui para a geração de mais de mil empregos diretos. Há um componente de gênero significativo, com maior participação das mulheres na produção de brotos clonados. Além disso, diversos indicadores de biodiversidade (fauna e flora), conservação do solo, água e aspectos sociais foram incorporados e serão monitorados ao longo da vida do projeto (ver Anexo 4). Um terço do total de áreas envolvidas nas fazendas da entidade do projeto é dedicado à preservação e regeneração da vegetação nativa do cerrado. Este é o segundo maior bioma do país e muitos grupos ambientalistas e científicos consideram o cerrado um dos mais importantes “hot spots” brasileiros, uma vez que apenas 20% de sua área original está conservada em seu estado natural5. Os múltiplos benefícios do projeto surgem de ligações de longo prazo para trás e para frente dentro da cadeia de suprimentos da indústria de ferro. Integra o desenvolvimento rural e industrial através da produção e uso de biomassa renovável, em uma indústria travada em combustíveis fósseis (ver Unruh, 2000). O projeto proposto é uma atividade pioneira em seu âmbito setorial e possui grande potencial para ser replicado por outras organizações no Brasil, na América Latina e Caribe, bem como em muitos países em desenvolvimento africanos e asiáticos. O projeto e seus indicadores de sustentabilidade são uma experiência inédita na indústria siderúrgica brasileira, contribuindo claramente para o dividendo de desenvolvimento sustentável do MDL em escala industrial.

categoria do projeto

Afforestation and Reforestation

Bioma

Mata Atlântica

Localização

Município de Belo Horizonte (sede), Municípios de Curvelo6 , Felixlândia, Morada Nova de Minas, todos no Estado de Minas Gerais.

UNFCCC Logo

STANDARD

UNFCCC (CDM)

project 2569
project 2569
project 2569

Compreendendo o tamanho do risco e a urgência de preservar este habitat

Flora: Mais de 700 espécies registradas (Içara e Aroeira estão ameaçadas de extinção)
Aves: Mais de 500 espécies relatadas
Mamíferos: Mais de 100 espécies relatadas
Espécies relevantes (endêmicas, ameaçadas de extinção, etc.): Mais de 30 espécies relatadas

Algumas das espécies de mamíferos ameaçadas de extinção

e que são protegidas por este projeto

Anta

Anta (Tapirus terrestris)

Jaguatirica

Jaguatirica (Leopardus pardalis)

Lobo-guará

Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)

Onça-parda

Onça-parda (Puma concolor)

Tamanduá-mirim

Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla)

Algumas das espécies de aves ameaçadas de extinção e

que são protegidas por este projeto

Arara-canindé

Arara-canindé (Ara ararauna)

Ema

Ema (Rhea americana)

Entendendo os Ecossistemas

As fazendas Jacaré/Riachão e Buriti Grande estão localizadas na região do cerrado, que é definida como um tipo de vegetação xeromórfica, ocorrendo principalmente em clima sazonal (cerca de seis meses secos).

A forma predominante do cerrado no Cambissol inclui o “campo cerrado”, “campo limpo”, “veredas”, “campo rupestre”. A formação “vereda” que ocorre na região não apresenta a espécie arbórea “Buriti” (Mauritia flexuosa), provavelmente devido à altitude local limitações.

A conversão da vegetação nativa em campos e outros usos do solo ocorreu na região décadas atrás. A configuração espacial do cerrado protegido e conservado por meio de corredores ecológicos serviu para reduzir o isolamento da paisagem.

As plantações de eucalipto nas fazendas Jacaré/Riachão e Buriti Grande estão em pastagens dominadas pela cultura forrageira de braquiária. Ao estabelecer as pastagens, os proprietários das terras mantiveram algumas pequenas ilhas de vegetação nativa (chamadas localmente de “moelas”). Essas áreas são preservadas sob a atividade de plantio e ao redor delas a entidade do projeto estabeleceu aceiros.

A vegetação do cerrado está localizada ao longo das drenagens naturais, cujos solos apresentam grandes limitações físicas e químicas. No entanto, essas áreas são importantes para fins de preservação devido à sua diversidade paisagística. A entidade do projeto, pretende preservar as áreas de alta diversidade sob as áreas de preservação. Um programa de interligação de áreas de preservação está sendo implementado no projeto e servirá de base para a conservação da biodiversidade na região. Durante a implementação do projeto de corredores ecológicos existe a possibilidade de erradicar os eucaliptos que foram estabelecidos pela atividade do projeto e estão atualmente localizados dentro dos limites do projeto.

Essas áreas de eucalipto poderiam ser removidas para dar espaço ao estabelecimento de corredores ecológicos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são o modelo para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos. Eles abordam os desafios globais que enfrentamos, incluindo pobreza, desigualdade, mudança climática, degradação ambiental, paz e justiça. O Projeto 2569 (Reflorestamento como Fonte Renovável de Insumos de Madeira para Uso Industrial no Brasil) tem como premissa alcançar esses 6 ODS.

SDGs

ODS's

O Projeto 2569 (Reflorestamento como Fonte Renovável de Insumos de Madeira para Uso Industrial no Brasil) tem como premissa alcançar estes 6 ODS:

Objetivo 7: Energia Acessível e Limpa
Objetivo 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Objetivo 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura
Objetivo 12: Consumo e Produção Responsáveis
Objetivo 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima
Objetivo 15: Vida Terrestre

SDG7
SDG12
SDG8
SDG13
SDG9
SDG15

Quantidade de Reduções

toneladas de CO2 equivalente por ano

Descrição das atividades propostas por esse projeto que segue as diretrizes do MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo)

Img3

Espera-se que o estabelecimento de plantações como fonte renovável de energia para necessidades industriais resulte em um duplo benefício para o clima: (i) geração de estoques de carbono e remoções de GEE por sumidouros adicionais àqueles que ocorreriam na ausência de tais plantações, e (ii) uso de fontes sustentáveis ​​de biomassa no lugar de combustíveis fósseis e biomassa não renovável para reduzir a emissão de GEE em um dos principais setores industriais do Brasil, a siderurgia. Enquanto 98,55% da redução mundial de minério de ferro em altos-fornos foi realizada com coque de carvão mineral, apenas 0,73% da produção mundial de ferro em 2005 utilizou carvão vegetal de biomassa renovável de suprimentos de florestas plantadas como agente redutor (Pesquisa sobre IISI 2006; SINDIFER, 2006 e AMS, 2006)1.

Ambos os benefícios mencionados acima foram integrados em um projeto único e inédito em implementação pela entidade do projeto, ou seja, o estabelecimento de plantações para abastecer toda a sua produção de ferro com carvão vegetal proveniente de fontes renováveis ​​de madeira em vez de intensivas em GEE agentes redutores. As atividades integradas do projeto são implementadas em resposta ao incentivo do MDL, que permitirá à entidade do projeto superar as restrições ao fornecimento de biomassa produzida de forma sustentável2.

Como a colheita das plantações do projeto estabelecidas em 2000 começa em 2007/2008, a entidade do projeto será a primeira de seu tipo a ter 100% de sua produção de ferro baseada em carvão vegetal renovável. O estabelecimento de plantações para fornecimento de biomassa renovável no âmbito desta atividade de projeto de F/R começou em 2000. Eles cobrem uma área de 11 711,37 hectares3 e as primeiras colheitas ocorrerão após 7 anos, seguidas por sucessivos períodos de talhadia de 7 anos , de acordo com a rotação das espécies. A duração do projeto é de aproximadamente 30 anos (2000-2029). Um único período de crédito de 30 anos é adotado, sob a abordagem tCER.

O projeto consiste em reflorestamentos de eucalipto recém-estabelecidos em 11.711 ha no estado brasileiro de Minas Gerais. A intenção do proprietário do projeto é usar a madeira produzida em um ciclo de rotação de 7 anos para a produção de carvão, que é então usada para a produção de carvão. Os terrenos correspondentes foram adquiridos recentemente pela participante Plantar para este fim. As informações apresentadas no PDD sobre o desenho técnico são consistentes com o planejamento e implementação reais da atividade de projeto conforme confirmado por: • Revisão de dados e informações (Anexo 2). Isso foi verificado com outras fontes, se disponíveis. • Uma visita in loco foi realizada e as partes interessadas relevantes e o pessoal com conhecimento do projeto foram entrevistados. Se surgissem dúvidas, investigações adicionais e entrevistas adicionais eram realizadas. • Finalmente, informações relacionadas a projetos ou tecnologias semelhantes à atividade de projeto de MDL foram usadas (se disponíveis) para confirmar a precisão e integridade da descrição do projeto. Em conclusão, a TÜV SÜD confirma que a descrição do projeto, conforme incluída no PDD, é suficientemente precisa e completa para cumprir os requisitos do MDL.

TÜD SUD - Validation Report

CO2NeutralStamp