
Projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão
Localizada no leito do rio Itajaí-Açu, entre os municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras, tem potência instalada de 191,89 megawatts, energia suficiente para atender a demanda dos 28 municípios do Alto Vale e de parte do Médio Vale. A usina deverá reduzir a emissão de 290.876 tCO2 por ano, além de contribuir para a cota de energia renováveis do país. O aproveitamento consiste na captação de parte das águas do rio Itajaí-Açu, entre as localidades de Riachuelo e Salto Pilão, no município de Lontras, e no seu desvio através de túnel até a localidade de Subida (Apiúna), no mesmo rio, utilizando-se um desnível de aproximadamente 200 metros.

tipo do projeto
Energia Renovável

Bioma
Mata Atlântica

LOCAL
Rio Itajaí-Açu, entre os municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras – SC, Brasil

PADRÃO
VCS
kg de CO2eq evitados
árvores plantadas
pessoas beneficiadas
Objetivos Globais
A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.
O Projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão tem como premissa atingir esses 6 objetivos.
Objetivo 1: Erradicação da Pobreza
Objetivo 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável
Objetivo 6: Água Potável e Saneamento
Objetivo 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Objetivo 13: Ação Contra Mudança Global do Clima
Objetivo 15: Vida Terrestre
Detalhamento do Projeto
Projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão



Localizada em uma área topográfica benéfica, não há necessidade de um grande reservatório de água para operar a usina. Assim, impactos negativos ao meio ambiente são evitados. Também não há necessidade de realocar população local, o que muitas vezes é necessário com usinas hidrelétricas com reservatórios maiores. Com sua implantação, foi garantida a geração de energia renovável, reduzindo a demanda do sistema elétrico nacional, evitando impactos negativos como a utilização de usinas termelétricas a combustível fóssil. O projeto promove a economia regional, aumentando a qualidade de vida das comunidades locais.
O projeto desenvolveu também 24 programas ambientais com o objetivo de preservar as riquezas naturais da região durante a construção do empreendimento os projetos que tratam aspectos físicos (água, solo, ar) quanto ao meio biótico (fauna e flora), são mantidos e monitorados até os dias hoje dando credibilidade ao trabalho desenvolvido.
Benefícios sociais
– Cursos de Educação Ambiental para professores da região e comunidade em geral
– Elaboração de material informativo (folders, cartilhas e livros), eventos temáticos como a Semana do Meio Ambiente e palestras
Benefícios ambientais
– Pequena área alagada
Benefícios econômicos
– Garantia que fornecedores sigam o Código de Ética e de Conduta Empresarial
– Geração de emprego local
A Usina Hidrelétrica Salto Pilão opera de acordo com a legislação ambiental e possui a Licença de Operação nº 4055/2012
